.

 

PETER ZOCH SPRENGEL - PY5CC

O MAIOR DXista DO MUNDO EM 6 METROS

                  Membro do Araucária DX Grupo, carioca, pai de uma menina de 6 anos, Peter acaba de realizar a façanha de trabalhar 200 países em 6 metros, recorde mundial, tornando-se o primeiro radioamador no mundo a realizar esta conquista. Para conseguir este trabalho ímpar Peter disse: “precisa-se, antes de tudo, paciência, modéstia e muita, muita dedicação. Recentemente, em Londres, foi homenageado pelo United Kingdon Six Meter Group - UKSMG e pela Radio Society of Greal Britain - RSGB, entidade semelhante a LABRE na Grã-Bretanha, pelo seu brilhante desempenho como Dxista na banda dos 6 metros, assim como pelos serviços prestados à comunidade radioamadorística. Nesta ocasião recebeu os prêmios Jersey Trophy e Harol Rose,  nunca conquistados por radioamador fora do Reino Unido e, nesta ocasião, proferiu uma bela palestra sobre os trabalhos na banda de 6 metros e sobre o DXCC. Peter ingressou no radioamadorismo em 1981 e logo em seguida conheceu o Atilano de Oms Sobrinho - PY5EG que o convidou para ser membro do Araucária DX Group. Começou mal de padrinho. Hi... Hi... Hi... Peter sempre se dedicou ao DX. Em 1989 foi contaminado pelo vírus da Banda Mágica, a banda dos 6 metros. Começou com uma antena de sete elementos, com seis metros de boom e um rádio de 10 Watts, FT 620, que conserva até hoje. Atualmente possui três torres com antenas monobanda, antes era tri-banda, sempre procurando aprimorar seus equipamentos e sistemas irradiantes, na busca de superar os seus próprios recordes.

                  A banda de 6 metros é um desafio constante, tem que se ter muita paciência. O radioamador que não tiver paciência não se cria nesta banda. Peter conta que todos os contatos na Banda Mágica são muito difíceis, mas existem alguns contatos que o marcaram e que ele não esquece: “Um deles foi falar com a Arábia Saudita, durante a Guerra do Golfo. Foi o único contato que o radioamador, um militar americano, fez por lá da estação HZ1AB e creio ser um dos únicos do mundo que tenha este contato em seis metros, confirmado. Quando eu estava chamando na freqüência, e esta é uma banda, que temos que chamar, tem horário para chamar e horário para escutar, eu escutei “Alfa Bravo”, aí eu pensei, deve ser um daqueles radioamadores do mediterrâneo, o 9H1AB que é muito ativo... quando eu solicitei 9H1AB, aí ele me respondeu: “Não é 9H1AB, é HZ1AB...” Eu quase caí da cadeira, começou dar arrepio, pois é um contato que você faz uma vez na vida e depois não faz mais! É aquela história: você tem que estar na banda certa, na freqüência certa, no dia certo e com a antena virada para a direção certa e a outra estação também. As possibilidades de você fazer um contato destes, no impulso, é muito difícil. Tanto é que com certeza nas Américas sou o único que tem este contato confirmado, pois além da dificuldade de fazer este contato, existe a dificuldade de confirmar este cartão. Levei dois anos para confirmá-lo, pois o americano que operou a estação HZ1AB, um rádio clube dos militares americanos na Arábia Saudita levou os LOG’s embora, não deixando para o QSL MANAGER K8PYD. Então foi aquela loucura! Quando eu mandei o QSL para o Manager, ele me respondeu que não tinha o LOG. Mas, graças a união e a solidariedade dos radioamadores de seis metros, nós conseguimos descobrir quem foi o operador naquela ocasião e, aí sim, conseguí receber a confirmação do contato. O tão esperado cartão QSL. Foi algo muito marcante, o maior contato de minha vida na banda dos seis metros. Ter o privilégio de fazer parte do Araucária DX Group, tendo o Atilano de Oms Sobrinho - PY5EG como líder, e ter um background como o Araucária faz muita diferença para a confirmação dos contatos.

                  Os principais incentivadores de Peter para a operação na Banda Mágica foram o Jim - N5FA, atual PY5ZBA e o Donald William Murden (Don) - PY5ZBU, ambos do Araucária DX Group. Don - PY5ZBU, na verdade foi o primeiro radioamador do mundo a fazer 100 países em 6 metros, mas infelizmente, por circunstâncias muito estranhas, os QSLs sumiram no caminho, já na ARRL! E coincidentemente uma semana após apareceu um americano com o primeiro DXCC do mundo em 6 metros! Existe então uma desconfiança muito grande que o nosso amigo Don foi descaradamente lesado, mas na verdade foi ele, moralmente falando, o primeiro a conquistar o DXCC no mundo, em 6 metros. Peter que atualmente reside em Matinhos-PR, na praia mais bonita do Paraná, possui um belo site sobre radioamadorismo > www.radioamador.com (sem o br). Não deixem de visitá-lo. Lá os senhores tomarão conhecimento da obra no radioamadorismo desta FERA, um dos maiores dxista do mundo. Na Revista QTC Magazine, exemplar de nº. 8, Ano 42, páginas 9, 10 e 11, Peter concedeu uma brilhante entrevista ao nosso amigo Flávio Aurélio Braggion Archangelo - PY2ZX, que é outra Fera, também membro do Araucária DX Group.

 

Ir para topo da Página

Conheça outros Radioamadores

.
webdesigner Memorial Landell de Moura
Rua Dra. Rita Lobato, nº 150, Ap. 204
CEP:90110-040 - Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 9641-3289