Conhecendo Alguns Radioamadores

Por: HUGO OLIVEIRA - PY3EZ

HUGO OLIVEIRA - PY3EZ

Edilton José Brondani - PY3ASU

Nasceu a 19 de dezembro de 1896, na vila, hoje, cidade de Cacequi, Estado do Rio Grande do Sul, filho do próspero comerciante José Oliveira e Josephina Domingues. Em 1905 seus pais se mudam para Santa Maria e começa a freqüentar o recém fundado Ginásio Santa Maria. Em seguida passou para o Instituto Ítalo-Brasileiro, pertecente ao casal Ancarani. Em 1910, seu pai para aprimorar seus estudos, enviou Hugo para a cidade de São Leopoldo, onde estudou no Colégio Conceição. Em 1913 é matriculado no Colégio São José, em Canoas. Nesta época, já contava com 17 anos de idade quando retorna a Santa Maria, onde é matriculado no Colégio Elementar. A 1º de novembro de 1917 incorpora como Voluntário de Manobras do 7º Regimento de Infantaria e, de acordo com o regulamento, deu baixa a 30 de novembro do mesmo ano.

Em 1919, embarca para os Estados Unidos da América para fazer um curso de capatazia rural. Na sua volta ao Brasil em 1922 casa-se com sua noiva Lícia Marsiaj, filha do comerciante Mário Marsiaj, dono das lojas “A Predileta” e dessa união nasceram os filhos Renan, Paulo e Moema.Como radioamador, Hugo Oliveira iniciou suas atividades no ano de 1938, com o indicativo PY3EZ, ou “Europa Zelândia”ou ainda “Estaca Zero”, como costumava traduzir as letras de seu prefixo. Seu QTH estava localizado na rua Riachuelo, 167 e seu “shack” era equipado com um transmissor TODERSON, de fabricação americana e usava um microfone da marca Astatic.

Operava sempre na banda de 40 metros, onde entrava com grande facilidade nos países do Prata. Quando seu equipamento necessitava de manutenção, levava o mesmo para ser consertado pelo técnico PY3BC - CORÍ, da cidade de Santana do Livramento. Foram seus contemporâneos nessa época o Ademar Kruel - PY3CE, de Tupanciretã; João Carlos Kruel - PY2LR, irmão do General Riograndino - PY1AR; Desidério Finamor - PY3DX; Francisco Salles - PY3EK, Baldomiro Fernandes - PY3CO e outros.Por iniciativa de Hugo Oliveira, as comemorações do 2º ano da “Rodada do Chimarrão” foi festivamente comemorada no dia 7 de julho de 1939, em Santa Maria. O interesse pelo radioamadorismo não esmoreceu, porém sua vida sofreria transformações muito grandes, o que determinou seu gradual afastamento da prática. Em 1940 Hugo é designado para fiscal do Banco do Brasil em Cachoeira do Sul-RS.Em 1942 Hugo Oliveira se transfere para Porto Alegre, onde se aposentou e veio a falecer em dezembro de 1986, aos noventa anos de idade.

1986 - 1938 - 48 anos de radioamadorismo.
(Síntese extraída do Livro “Um Tal Hugo Oliveira”)