Conhecendo Alguns Radioamadores

Por: RONALDO MAGALHÃES COSTA LEITE - PY1BVY

RONALDO MAGALHÃES COSTA LEITE - PY1BVY

O operador em fonia, Ronaldo Magalhães Costa Leite, radicado há 41 anos em Niterói, Rio de Janeiro, foi inscrito na galeria de honra da American Radio Relay League (ARRL/USA). É a entidade máxima dos radio amadores norte-americanos, que homenageou o engenheiro civil de 54 anos de idade, que também atua como professor universitário. Conforme José Francisco Mancini, do Grupo VHS Zona Sul, o PY1BVY, conhecido como Ron, foi o primeiro latino americano e o décimo do mundo que, na qualidade de radioamador, conseguiu operar na faixa de 160 metros (1.8 Mhz). Essa faixa é conhecida internacionalmente como Top Band. Também é considerada difícil de ser usada por ser de baixa frequência. O pelotense, no entanto, conseguiu, comprovadamente, com cartões QSL, comunicação com todas as 40 zonas que formam o globo terrestre, assim dividido pelos que se dedicam ao hobby do radioamadorismo.

LAZER

Mancini esclarece que, quem conhece esse "útil e importante lazer" pode avaliar com exatidão a repercussão internacional  que Ronaldo Magalhães Leite acaba de conquistar. Ele obteve contato com as 40 zonas de comunicação de radioamadores existentes, em sete anos. Nesse período, efetuou 48 mil contatos, todos registrados no Log Sheet, uma relação dos locais do mundo com que se comunicou. Outro fato considerado importante pelo pelo praticante do radioamadorismo foi a forma como Magalhães construiu a antena que tornou possível  sua comunicação com as 40 zonas. Por apenas $ 16,00 adquiriu, em sucateiro carioca, fios metálicos que, soldados, possibilitaram o seu destaque mundial. Só para se ter um exemplo, a Nasa dispendeu 16 mil dólares para a construção de antena especial e comunicação com as 40 zonas. Por esse motivo, funcionário da Nasa e também radioamador foi ao Rio de Janeiro, com mais quatro colegas norte-americanos, conhecer o PY1BVY, Ron.

São inúmeras as publicações internacionais que se referem ao pelotense Magalhães. Recentemente, em Lucerna, Suíça, foram localizados os originais de um livro de sua autoria, intitulado Top Band. Na obra, ele narra suas experiências no campo da radioamadorismo até chegar à Galeria de Honra da American Radio Relay League. Ronaldo Magalhães Costa Leite é filho do casal pelotense Oscar da Costa Leite (falecido) e de Diva Magalhães Leite, em visita a familiares desse município.

Matéria publicada no Diário Popular de Pelotas
Cícero Ward da Rosa - PY3BDD
Pelotas-RS