Conhecendo Alguns Radioamadores

Por: KLEBER ROLLIN PINHEIRO - PY1BOL

KLEBER ROLLIN PINHEIRO - PY1BOL

Oficial do Exército, especializado em Engenharia de Comunicações, General Kleber Rollin Pinheiro - PY1BOL, foi Diretor Seccional da LABRE nos Estados do Rio Grande do Norte e da Guanabara, hoje Estado do Rio de Janeiro. Em 1969, quando Diretor-Geral do DENTEL, escreveu o livro RADIOAMADORISMO: LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL, editado pela Antenna - Emprêsa Jornalística S.A., no qual são transcritos os dispositivos internacionais que devem ser sabidos pelos radioamadores, acompanhados de comentários sôbre seu significado e sua aplicação. Através desta obra, o radioamador obtém informações exatas sôbre as condições técnicas mínimas que é obrigado a manter, tais como estabilidade de freqüência, largura de faixa permitida para os diferentes tipos de emissão; sôbre as atribuições de freqüências nas faixas em que lhes é permitido operar, e parte importantíssima para todos os serviços de radiocomunicações; sobre as normas de chamada e atendimento em situações de emergência, perigo e salvaguarda de bens e de vidas humanas. Êste livro dá ao radioamador uma visão panorâmica do organismo internacional de telecomunicações, a União Internacional de Telecomunicações - UIT.

Como Diretor-Geral do DENTEL, Rollin cumpriu tudo aquilo que de melhor poderiam aspirar os radioamadores. Atualizou e versatilizou as obsoletas e complicadas normas que regiam o Radioamadorismo Brasileiro; simplificou extraordinàriamente os formulários e exigências para o ingresso na Rêde Nacional de Radioamadores - R.N.R. e a expedição de licenças dos diversos tipos de estações de radioamador; obteve do Govêrno Brasileiro a concretização dos acordos de reciprocidade para o licenciamento de radioamadores residindo fora de seus países de origem. Prestigiou o radioamadorismo estimulando sua expansão em nosso país, especialmente entre a juventude brasileira, motivando-a para ingresso na R.B.R, através de vibrantes campanhas do Ministério das Comunicações.

Em 1970, também do Ministério das Comunicações, pela primeira vêz, Rollin obteve o patrocínio e a responsabilidade da realização do Concurso Dia Mundial das Telecomunicações - Troféu UIT, realizado no mundo todo, pelo ensejo do Dia Mundial das Telecomunicações, dia 17 de maio. O concurso apurado pelo DENTEL teve como vencedores os seguintes países: 1º lugar - Suriname, 2º lugar - Brasil, 3º lugar - Uruguai, 4º lugar - Irã e 5º lugar - Israel. Foi a primeira vêz que o Govêrno Brasileiro patrocinou e realizou um concurso de radioamadorismo, graças ao prestígio do Rollin. Nesta época, por ocasião dos eventos nacionais, o DENTEL enviava circular às Escolas e Agremiações que envolviam os radioamadores, para que realizassem demonstrações de Radioamadorismo. Lembro que em 1970, atendendo a uma Circular do DENTEL, colaborando com os festejos da “Semana da Independência”, a Escola Técnica Federal de Pelotas-RS, realizou uma exposição de equipamentos e cartões QSLs, com preleções técnicas aos alunos. Foram realizados QSOs em fônia e CW pelos radioamadores Walter Chaplin - PY3CZ, Elizeu Rios Nogueira - PY3CHM, Hermes Paiva - PY3CBX, Elson Bidigaray - PY3AEH. O Lozano e o Batista também estavam presentes neste evento. O Diretor-Geral do DENTEL era o Rollin. Rollin sempre se fazia presente nos eventos radioamadorísticos, apoiando e incentivando para um futuro melhor panorama das comunicações no nosso imenso território.